Fórum de Anime
 Regras do Fórum  .  Busca  .  Membros  .  Grupos  .  Cadastre-se   .  Perfil   Login
|| Discussão || O que é mais importante em um game? Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Autor Mensagem
Leandro Leite

Localização: Xique-xique BA (não, não foi onde judas perdeu as botas)

MensagemEnviada: Sáb Mai 22, 2010 9:28 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Olá gente, abri esse tópico para discutir com vocês o que é mais importante em um jogo. Discutiremos sobre os itens gráficos, jogabilidade, história e inovação.

Claro que você pode dizer que um bom jogo é uma combinação de tudo isso, mas estamos aqui pra decidir um único item que mereça o sacrificio dos outros, aquele que além de indispensável pode salvar um título que tenha falhas em todos os outros quesitos.

Aberto à discussão. Very Happy

Moderador

Localização: Hamilton, Ontario - Canada/Sagara, Shizuoka - Japan/Sampa, SP - Brazil

MensagemEnviada: Ter Mai 25, 2010 3:11 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Axx q depende muito do genero do game... e do proprio game!

Seila... em um jogo de luta a ultima coisa em q vc se preocupa eh a historia (Street Fighter, o jogo q criou o padraum seguido ateh hj pelos jogos de luta praticamente apresenta uma historia extremamente toska!!!!). Em jogos de luta, em grande parte dos casos, a historia soh vai sendo elaborada caso o jogo se torne uma sequencia (II, III, '97, '98. '99, Turbo, etc...) e suas consequentes franquias e side-games. Geralmente o q conta em jogos de luta eh o fator jogabilidade.....

Jogos de corrida tb naum pesam muito no fator historia... (com RARISSIMAS exceções..) assim como demais jogos de esporte (tb com raras exceções). Grande parte conta mais o fator controle... (nada pior q um jogo de corrida com resposta de controle lento...)

Já em RPG a historia eh u q ha!!!! Convenhamos... vc vai fikar dias jogando o negocio.. e fazendo a mesma coisa: andar pra cima.. baixo.. lado.. Attack.. defense... magic...., intaum o jogo tem q ter uma historia legal!!!!

E tem akeles jogos q deixam os demais itens de lado e apostam no quesito inovação... (Cooking with mama do DS eh um bom exemplo disso... graficos medianos, som e musica idiotas... controle meio toskolento.... e jogabilidade irritante! Mas q eh legal pq eh inovador!!!!)

Sendo assim axx q eh dificil definir o q conta mais em um jogo.... axx q depende de cada genero, mas se vc me apontasse um revolver e mandasse eu indicar o fator mais importante imo de cada genero, eu diria...

Fighting: Jogabilidade
Racing: Controle
Plataform: Controle
Bear em' up: Jogabilidade
1st person shooter: Grafico
3rd person shooter: Jogabilidade
RPG: História
Turn Based Games: História
Interactives/touch: Inovação
Music related/BEMANI: Som/Música
Strategy: História
Survival Horror and similar: Jogabilidade
Shooter (ainda existe?): Gráfico
Dating Games: História
Board-Card games: Gráfico
Misc.: Inovação

Bom... isso eh o q veio na minha cabeça.... si pams tem mais generos por aih....

Ver o perfil de UsuáriosEnviar EmailVisitar a homepage do Usuário
Leandro Leite

Localização: Xique-xique BA (não, não foi onde judas perdeu as botas)

MensagemEnviada: Ter Mai 25, 2010 4:36 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Nishishi com uma opnião muito bem elaborada, como sempre Very Happy

nishishi escreveu:

Já em RPG a historia eh u q ha!!!! Convenhamos... vc vai fikar dias jogando o negocio.. e fazendo a mesma coisa: andar pra cima.. baixo.. lado.. Attack.. defense... magic...., intaum o jogo tem q ter uma historia legal!!!!

Concordo plenamente, eu demorei 68h para zerar ffx, e não era pra enfrententar o chefão final era pra [spoiler]saber se o Tidus ia pegar a Yuna, XD, brincando era pra saber se yuna morreria ou não, não tava nem aí pra jogabilidade nem os gráficos (até que eram satisfatórios), eu queria mesmo era resolver todo aquele mistério.[/spoiler]

Mas pra mim em um plano geral o quesito Inovação sempre leva a melhor, veja o pacman gráficos duvidosos jogabilidade extra simples mas foi um jogo que inovou bastante, até hoje não tem ser humano que não conheça o Pacman.

Moderador

Localização: Hamilton, Ontario - Canada/Sagara, Shizuoka - Japan/Sampa, SP - Brazil

MensagemEnviada: Ter Jun 01, 2010 8:41 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Ah... mas aih eu axx q vc tah chutando o balde!!!!

Pac-Man... na epoka q ele foi lançado tinha graficos excelentes!!! e um dos melhores EFEITOS SONOROS da epoka!!!!

Vale ateh a pena ver a versaum arcade original de pac man... e a versaum para ATARI... (lembrando q esse foi uma das conversoes mais decepcionantes de toda a historia!!!!)... viu?!?! mesma ideia... graficos e, principalmente, SONS piores naum garantiram a aprovação do publico!

Se o jogo era inovador?!?! Com certeza... mas tb axx sacanagem isso... TODOS os jogos dakela epoka eram inovadores (excluindo os q compiavam jogos jah lançados)...Pong... Space Invaders.. Frog... Pitfall... soh para citar alguns.

Dessa forma... eu acredito q mesmo nakela epoka... graficos, controle e outros afins tb pesavam muito na qualidade do jogo!

Daisuke Aihara

MensagemEnviada: Sáb Jun 05, 2010 3:11 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Basico: Diversão.

Pra mim nao adianta ter grafico bom, frescurinha, 300 milhoes de coisas se for chato, enjoado e etc. Basicamente ele tem que ter diversão. Isso é o primário.

Alem disso boa trilha sonora, jogabilidade e história fazem aprte tb. Pra mim o melhor RPG de video game por exemplo que joguei é Crono Trigger justamente por isso (musicas, historias e jogabilidade)
Ver o perfil de UsuáriosMSN Messenger
Yuna_Amakura

MensagemEnviada: Seg Jul 26, 2010 5:22 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Discordo de que o principal em um RPG é a história. Se fosse assim, meu RPG favorito seria Xenogears seguido de Xenosaga III. Acho que, na verdade, pra maioria dos jogos o importante deveria ser gameplay mesmo. Pra ver história, eu vejo um filme, ou posso ler um bom livro. Mas um jogo tem de ir além disso.

Ver o perfil de UsuáriosEnviar Email
nishishi
Moderador

MensagemEnviada: Ter Jul 27, 2010 4:14 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Yuna_Amakura escreveu:
Discordo de que o principal em um RPG é a história. Se fosse assim, meu RPG favorito seria Xenogears seguido de Xenosaga III. Acho que, na verdade, pra maioria dos jogos o importante deveria ser gameplay mesmo. Pra ver história, eu vejo um filme, ou posso ler um bom livro. Mas um jogo tem de ir além disso.

Bom... talvez eu seja cruxificado aki.
Mas, se levarmos em conta q "gameplay" é o fator de interação entre o jogador e o sistema...... (uma vez q a propria definição de gameplay gera varias contraversias).

Nways... se levarmos em conta isso... grande parte dos RPG praticamente possuem o minimo de gameplay! Naum toh falando q ele naum sirva como base de comparação entre os RPGs... mas, na minha opniao, ela eh um dos q eh mais deixado de lado (justamente, diga-se de passagem).

Nos primordios dos RPGs, o gameplay basikamente se resumia a:
- Andar pra cima, baixo, esquerda, direita.
- Escolher Attack, Magic, Defend

Hj em dia eles ateh poe uma coisinha a mais (como combos.. chains skills... mini-games... sendo q alguns ateh podem necessitar de um poko de estrategia...)

Mas em 80% do jogo, vc ainda vai estar:
- andando pra cima, baixo, esquerda, direita
- Escolhendo Attack, Magic/skills, Defend.....

Honestamente..... eu sempre encarei RPG eletronico como um filme interativo. Com raras exceçoes vc tem um começo, meio e fim pré-definidos...e pouca coisa realmente muda entre o seu jogo e o jogo do vizinho.

Yuna_Amakura

MensagemEnviada: Ter Jul 27, 2010 3:18 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

O que eu acho é o seguinte. Não vou mentir que em vários RPGs eu busco uma história intrincada, com reviravoltas e outras coisas. Mas não acho que seja o único elemento a ser levado em consideração, quase como se todo o resto pudesse ser sacrificado em prol do enredo. É como eu disse, história = Xenogears. É o jogo dedicado a isso (junto a Xenosaga) e, por causa disso, é um jogo maçante, com um segundo cd PODRE dedicado apenas a contar a história, sacrificando tudo pelo seu fantástico enredo. Mesma coisa com Xenosaga I, um passo, cutscene de 1 hora. E o sistema que é bom? Lento e chato. Do que adiantou? Jogo vendeu? Os fãs de RPG consideram Xenosaga um bom jogo pelo seu enredo? Nunca XD
Eu particularmente busco o equilíbrio. Acho que, principalmente em um RPG, se um elemento for muito fraco em relação aos outros, pode ferrar tudo. Como Final Fantasy XIII, com um sistema de batalha ótimo mas personagens na maioria fracos, história mal contada e trilha sonora pouco imersiva. Ou Xenosaga I, enredo ótimo mas personagens fracos e sistema pífeo. Prefiro pegar um Valkyria Chronicles, com um enredo simples mas bem coeso e gostoso de acompanhar aliado a um sistema de batalha fantástico. E, por mais que Xenogears seja um dos meus RPGs preferidos muito por causa da história, prefiro pegar Xenosaga III pra jogar, trilha sonora anos luzes melhor junto a um sistema mais simples e ao mesmo tempo eficiente e divertido do que aqueles malditos combos de Xenogears ¬¬

Ver o perfil de UsuáriosEnviar Email
nishishi
Moderador

MensagemEnviada: Qua Jul 28, 2010 4:39 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

eu gostava dos combos de xenogears... humpf!!! =^^= Triangulo, Triangulo e Xis pra vc!!!!!!

Nways... eu concordo com vc, q eh bom ter um equilibrio no jogo... mas eu axx q cada genero tem um fator q conta mais q no outro. Nada taum complexo assim...

E q em RPG, na minha opniao, o fator q mais se destaca eh a Historia!

Tb concordo q, mesmo se a historia for boua, mas todo o resto... bom.. o resto, o jogo provavelmente naum vai fikar legal... Bom, algumas vezes fika... vide a serie Dragon Quest (excluindo o ultimo titulo...). Em plena era graficos 3d... lutas mais reais... os kras fazem um jogo estilo super ninentendo!

E o oposto tb eh verdadeiro... um dos jogos de RPG da epoka psone, o qual considero uma boua combinação de história+marketing+interface+controles, e uma pessima historia nunka virou uma "referencia" no mundo dos RPG eletronicos... estou me referindo ao Legend of Dragoon. O jogo era ANIMAL.. grafikos muito loko... puzzle divertidinhos... personagens q morriam de fato... e ateh mesmo SUPER TRANSFORMAÇÕES estilo Changeman!!!! Mas a historia era simplesmente IMBECIL!!!!

LUNAR tb vendeu bem nessa epoka... e esse ERA um jogo do super nintendo!!! Grafikos toskos... sistema de batalhas idiotas... mas um enredo q buscava as origens dos RPGs eletronicos!!!!

Nways... o q eu kero dizer, eh...
Eh claro q eu vou adorar um jogo de RPG q tenha otimos graficos, sons, controles, interatividade, fator replayable, historia, etc etc...

Mas se eu tiver q sacrificar TODOS exceto 1... eu fiko com a historia.....

Mostrar os tópicos anteriores:      
Responder Mensagem

Ir para:   

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.