Fórum de Anime
 Regras do Fórum  .  Busca  .  Membros  .  Grupos  .  Cadastre-se   .  Perfil   Login
A Turma da Mônica Jovem Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Autor Mensagem
Azrael_I

MensagemEnviada: Sáb Jul 03, 2010 1:33 am Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Tá aqui um post que já deveria ter sido criado há muito tempo(e daqui a pouco eu falo o que me inspirou a fazê-lo agora). Vamos do princípio: Maurício de Souza, numa tentativa(meio desesperada, admitam) de ganhar um novo público(e manter o antigo novo que já é velho, hehehe) resolveu fazer um "Universo Paralelo Futuro"(Marvel 2099??) da Turma da Mônica. Vemos os personagens da turma adolescentes, encarando novos tipos de problemas e aventuras, ainda mais decorrentes da idade. Vemos uma Mônica magrinha(mas ainda forçuda e ligeiramente invocada, mas mais controlada), uma Magali menos glutona(mas sem conseguir resistir a doces, e GOSTOSA PRA C@#@%@), um Cebolinha que, em vez de tentar conquistar a rua, quer conquistar o Mundo(mas incrivelmente sem parecer ridículo!) e um Cascão que finalmente toma banho(WTF?!?!?!??), além claro de novas mudanças mundo e turma afora(Astronauta agora é COMANDANTE! E não vive mais sozinho no espaço, hehe).

Como eu disse, pode até parecer uma tentativa meio desesperada(parece não, É, P@##@!) de modernizar a turma sem alterar a cronologia "normal"... mas o incrível é que deu certo! Turma da Mônica Jovem deu uma bela alavancada nas vendas dos produtos do Maurício de Souza, além de criar toda uma linha mais juvenil(tem até biscoito...).

Turma da Mônica Jovem é feita num formato "semi-mangá", diria eu, à semelhança de Holy Avenger(Marcelo Cassaro, autor de HA, também trabalha agora na Turma da Mônica Jovem), com algumas páginas iniciais coloridas e as demais em preto-e-branco, e a dinâmica típica de mangá(mas com a leitura ocidental, ou seja, da esquerda pra direita). Mas o que mais chamou a atenção, no meu caso, é que a maioria das sagas(que são sempre em duas ou mais revistas)são inspiradas em mangás verdadeiros, e o deste mês foi o que chamou minha atenção(e me motivou a fazer o tópico): uma paródia de Death Note!!

A história é a seguinte: o Cebola(Light Wannabe, ehehe) encontra um caderno em que, se escrito o nome de uma pessoa, vai fazer essa pessoa rir por qualquer motivo, portanto essa saga se chama "O Caderno do Riso". Ele então resolve usar o Caderno do Riso para tornar o mundo um lugar mais alegre e assim conquistá-lo com seu carisma, como sendo o homem(ou melhor, "O Palhaço", como ele foi apelidado) que tornou as pessoa mais felizes! As referências a Death Note estão mais do que óbvias: Cebola é um perfeito "Light não sanguinário", louco e inteligente, o Anjinho(com o nome temporário de Ângelo) no equivalente ao Ryuk, e até mesmo um "detetive misterioso"(cuja identidade é descoberta em duas páginas) que tenta impedir as ações dele... só vendo pra acreditar(eu ri, hehehe).

Não mais de luto, mas ainda sofrendo...
Ver o perfil de UsuáriosMSN Messenger
Padre Judas

MensagemEnviada: Dom Jul 04, 2010 3:08 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Eu não diria que foi uma atitude "desesperada". O Maurício assinou um contrato mais lucrativo com a Panini, saindo da Globo. Suas HQ's vendem no mundo inteiro. Mesmo que fechasse todas as atividades agora, ele e seus filhos viveriam bem pelo resto da vida só com os direitos da TdM, Horácio, etc.

Não é estranho uma empresa resolver se expandir e buscar novos mercados. Ela não precisa estar "desesperada" para isso. E eu lembro do Maurício já ter dito no passado (antes de TMJ) que ele queria trabalhar com algo na linha mangá. Devemos lembrar que ele sempre admirou Tesuka.

Quanto à TMJ - ouvi boas críticas sobre ele. Parece uma HQ legal. Mas não tenho interesse em comprar - mesmo que o roteiro seja de um excelente roteirista como o Cassaro.

Porquê a gratidão é um peso. E a vingança, um prazer."

Públio Cornélio Tácito, Historiador Romano (55 d.C. - 120 d.C.)
Ver o perfil de Usuários
Azrael_I

MensagemEnviada: Dom Jul 04, 2010 4:52 pm Responder com CitaçãoVoltar ao Topo

Cê não entendeu, chapa, eu não quis dizer desesperado de grana(o patrimônio da família do Maurício é bem extenso, como vc citou), e sim desesperado de ideias pra reciclar os personagens. Depois de 40 anos, fica meio difícil criar novas coisas com os mesmos personagens sem alterá-los drasticamente(que foi o que aconteceu na TMJ).

Eu tb não coleciono a TMJ, as únicas edições que me interessei em comprar foram a primeira(e nesse caso pq o preço tava mais barato, por causa do lançamento, hehe) e essa nova do Caderno do Riso(ah sim, e vou comprar a próxima, que é a continuação da história do Caderno, hehe). Com raríssimas exceções, as histórias são praticamente com a mesma dinâmica das histórias normais da Mônica, apenas "fantasiadas" de mangá. Se o Maurício realmente souber aproveitar seu talento(tanto o de roteirista quanto o comercial), seria bom se ele começasse a tornar as histórias mais maduras, com pegadas menos infantis.

Não mais de luto, mas ainda sofrendo...
Ver o perfil de UsuáriosMSN Messenger
Mostrar os tópicos anteriores:      
Responder Mensagem

Ir para:   

Exibir próxima mensagem
Exibir mensagem anterior
Enviar Mensagens Novas: Proibído.
Responder Tópicos Proibído
Editar Mensagens: Proibído.
Excluir Mensagens: Proibído.
Votar em Enquetes: Proibído.